Com efeito, um dia, um rapaz inteligente, farto de ter de pedalar,
teve a ideia genial de acrescentar um motor à sua bicicleta. Foi
exatamente isso que aconteceu a dois americanos, colegas de
universidade, Arthur Davidson e William S. Harley, respetivamente escultor e desenhista, que se lançaram nessa arriscada união.
Se bem que tenham tido o cuidado de associar aos seus trabalhos Ole Evinrude,
um motorista, a primeira máquina assim criada, entre outros detalhes, a
lenda diz que o carburador era feito de uma lata em conservas - foi uma
falha completa: o engenho recusou-se terminantemente a andar. O motor,
demasiado fraco, não conseguiu proporcionar o conjunto. Não desanimaram e
voltaram a tentar o enxerto adaptando desta vez um motor de 400 cm³,
nitidamente mais potente do que o primeiro. Em resultado, a máquina
andava, mas desta vez foi o quadro que manifestou rapidamente drásticas
sinas exteriores de fraqueza. Sem o saberem, acabavam de enfrentar a
pedra angular, o segredo de uma boa moto: a harmonia e síntese de um
quadro e de um motor. De surpresas desagradáveis a progressos
encorajadores, os nossos dois amigos, instalados no seu local de
trabalho (8m²), conseguiram finalmente construir a sua primeira
verdadeira máquina: tinha nascido à lendária Silent Gray Fellow. O motor de um cilindro inclinado de 410 cm³ que desenvolvia 3 cavalos estava equipado com uma válvula de admissão automática
e com uma transmissão de correia. Produziram-se três exemplares, todos
cinzentos, já com a cor fetiche da nova marca. Encorajado pelo seu
brilhante resultado, William S. Harley
tomou a decisão terminante de se inscrever na universidade de Wisconsin
a fim de melhorar os seus conhecimentos de mecânica. Em boa hora o fez,
pois, graças a um motor retificado de 450 cm³ e desenvolvendo 4 cavalos
e a um quadro finalmente digno desse nome, saíram 50 exemplares das
oficinas Harley-Davidson em 1906.
A partir de 1907, a notoriedade de Harley e Davidson, aos quais se juntaram os primos William e Walter Davidson, começa a sair do estado de Wisconsin,
e são produzidas pelo menos cem máquinas todos os anos. A fim de fazer a
demonstração flagrante da qualidade das motos doravante fabricadas, Walter Davidson envolve-se de desporto motociclista e alcança a vitória, em 1907, numa famosa corrida de resistência.
Organizada pela Federation of American Motorcyclists, e nela bate o recorde de sobriedade percorrendo 300 km com menos de 5 l de combustível. Finalmente, recompensa suprema: em 1907,
a policia americana começa a equipar-se com motos Harley-Davidson.
Desta vez, a Harley-Davidson estava de fato lançada. Nesta época a moto
Harley-Davidson esta ainda bastante longe do mito, mas começa
indiscutivelmente a aproximar-se dele. Assim, o primeiro V-Twin será
construído em 1909,
associado a duas outras iniciativas na época: o acelerador de punho
rotativo e a forquilha em paralelogramo, precursora daquela que se
tornou celebre na futura Springer.